Crimes e Pecados (1989)
País: USA, 104 minutos
Titulo Original: Crimes and Misdemeanors (Título Original)
Diretor(s): Woody Allen
Gênero(s): Comédia, Drama
Legendas: Português,Inglês, Espanhol
Tipo de Mídia: Cópia Digital
Tela: 16:9 Widescreen
Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080










DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA
PRÊMIOS
Sociedade dos Críticos de Cinema de Boston
Prêmio de Melhor Filme
Prêmio de Melhor Direção (Woody Allen)
Prêmio de Melhor Roteiro (Woody Allen)
Prêmios David di Donatello, Itália
David de Melhor Roteiro Estrangeiro (Woody Allen)
Círculo de Críticos de Cinema de Londres, Inglaterra
Prêmio Filme do Ano
Prêmio Roteirista do Ano (Woody Allen)
Prêmio Diretor do Ano (Woody Allen)
Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA
Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Alan Alda)
Grêmio dos Roteiristas da América
Prêmio de Melhor Roteiro escrito diretamente para o cinema (Woody Allen)
Sinopse: Há duas histórias paralelas. As duas abordam caminhos diferentes, fruto de escolhas diferentes. Mas as duas se encontram no final para apontar vencedores e perdedores. A história de Judah Rosenthal (Martin Landau) é a história de um oftalmologista de sucesso e bem casado com Miriam Rosenthal (Claire Bloom) que tem um problema chamado Dolores Paley (Anjelica Huston), sua amante.
Por anos Dolores aceitou a condição de clandestinidade, esperando que ele cumprisse o papo manjado que utilizou, infeliz no casamento, divórcio inevitável, que só não aconteceu ainda por causa das crianças, etc, etc. Ao perceber que Judah não sairia disso resolveu agir. Se não houver atitude por parte do amante ela mesma contará tudo a Miriam. Judah está desesperado ante a ameaça de ruína.
Quando seu último apelo a Dolores não surtiu efeito, apenas uma solução restou. Matar. Por sorte ele tinha um irmão barra-pesada. Após muito vai-não-vai moral, Judah libera o irmão para exercer sua especialidade. A outra história percorre o duelo do idealismo contra a superficialidade. O rico de espírito e vazio de bolso Cliff Stern (Woody Allen) contra Lester (Alan Alda), oposto.
Cliff é um cineasta de temas-denúncia como chuva ácida e crianças morrendo de fome. Suas conquistas são menções honrosas em concursos que premiam até o último lugar. Além de agüentar a irmã de casos amorosos complicados, e o fim do próprio casamento, ele precisa de dinheiro para um grande projeto, documentário sobre o Prof. Levy (Martin Bergmann), filósofo, pensador, que sobreviveu ao nazismo e cultua uma visão positiva da vida.
O oposto, Lester, é um rico produtor novaiorquino de comédias para o povão, com reconhecimento de público e crítica, cheio de prêmios e dinheiro. É arrogante, vive enfatizando seu sucesso, abusa de jovens atrizes, transmite nas suas obras o vazio de seu caráter. Apesar da repulsa declarada entre ambos, Lester, atendendo a um pedido da irmã, ainda casada com Cliff, convida o cunhado para ser o diretor da grande biografia de sua vida a ser filmada.
Cliff relutante acaba aceitando pelo dinheiro. Antológica é a cena em que Lester pega seu gravador de bolso e na cara do outro fala: "Possível tema para comédia: pobre coitado aceita filmar a vida de um grande homem e adquire valores verdadeiros". Foi o momento em que mais ri no filme.
Mas depois percebi que era mensagem escondida sobre as reais intenções de "Crimes e Pecados". Judah entra furtivamente no apartamento de Dolores, e enfrenta a forte cena da amante deitada no chão, sangue atrás da cabeça, olhos abertos imóveis. A morte se torna crime, e segundo o que Judah aprendeu desde criança, crime se torna castigo. Julgamentos, pai judeu ortodoxo, julgamentos, sociedade, julgamentos, Deus, julgamentos. Até a filosofia entra como parte prejudicada.
A cabeça de Judah é um balão no limite. Nas filmagens da biografia, Cliff conhece Halley Reed (Mia Farrow), uma assistente da produção. Rapidamente percebem coisas em comum. A principal delas é falar mal de Lester. Cliff se apaixona. Mas só consegue correspondência tipo meia-boca. Para piorar, Lester também se apaixona por ela. O duelo entre opositores pela mesma mulher ganha contundência. Cliff termina a biografia do rival com a voz de Lester dando a receita de como se tornar um grande homem de sucesso colocada nas bocas de Mussolini e de um burro.
Cliff é demitido, e apesar de sua insistência e declarações de amor, perde Halley que vai sozinha à Europa para outro trabalho. Como consolo, pelo menos essa Lester também não levou. "Crimes e Pecados" é brilhante. Equilibra drama, irreverência e temas profundos. Diálogos inteligentes conduzem para situações, às vezes é muito engraçadas, às vezes muito pesadas, às vezes os dois. Discussões afiadas sobre moral, religião, existencialismo aparecem constantemente sem jamais comprometer o interesse da trama (por si só fato digno de muito mérito). Marcou o retorno de Woody Allen ao humor depois de algumas tentativas, irregulares, de ser Ingmar Bergman; como "Setembro" e "A Outra".
Não é necessário comentar sobre desempenho de atores quando se fala de um filme de Woody, o tirano perfeccionista disfarçado de diretor liberal. Dá plena liberdade aos atores desde que façam exatamente o que ele quer. Mas o artifício funciona, vemos poucas atuações fracas em seus filmes. Talvez o pior ator seja ele mesmo. Porém, como seus protagonistas são feitos para sua imagem e semelhança, o resultado sempre é satisfatório. Ao final, o encontro de Judah e Cliff. Ambos estão na mesma festa, casamento pomposo da sobrinha de Lester (que bancou tudo, claro).
Encontram-se numa sala esquecida pelos demais. Judah comenta que já ouvira falar de Cliff, que ele era diretor. Cliff, sentado numa banqueta de pianista, olhando para baixo confirma. Judah senta ao seu lado e diz ter um argumento ótimo para um filme, a história de um cara que cometeu um crime hediondo, achou que seria punido pela polícia, pai, Deus, filosofia, mas quando percebeu o tempo passara e nada aconteceu, continuou o mesmo homem respeitado, sua vida melhorou inclusive.
Cliff, olhar sempre baixo, acha a história inverossímil, algum tipo de punição teria de ocorrer ao personagem porque o mundo deve de alguma forma ser justo. Ambos defendem seus pontos de vista até a alegre Miriam Rosenthal aparecer e levar o marido. Este despede-se de Cliff e dá um beijo apaixonado na esposa. A Cliff resta apenas encerrar sua participação no filme. E ele o faz com o olhar silencioso para o chão.
Elenco: